Carlos Lamarca: o oficial e guerrilheiro que lutou contra o regime militar no Brasil.
1 - Carlos Lamarca foi um oficial e guerrilheiro brasileiro que lutou contra o regime militar no país durante o período de 1964 a 1971.
a) Ele nasceu em Nova Almeida, Espírito Santo em 1931 e começou sua carreira militar como cadete da Escola de Formação de Oficiais da Polícia do Exército (EsFOP) em 1948. Depois de se formar, serviu em vários postos de comando no Exército, incluindo como instrutor de escolas de formação de oficiais.
b) Em 1968, Lamarca se desiludiu com o regime militar e começou a se envolver com atividades de esquerda.
c) Ele foi preso pela primeira vez em 1969, mas conseguiu escapar da prisão usando uma arma que havia roubado do quartel.
d) Após sua fuga, ele se uniu a um guerrilheiro rural conhecido como VAR-Palmares, que lutava contra o regime militar.
2 - Em 1970, Lamarca e seu guerrilheiro realizaram várias ações de sabotagem contra alvos militares e governos.
a) Isto incluíu a destruição de um trem de carga e a invasão de um quartel para roubar armas. Essas ações chamaram a atenção das autoridades, e a polícia militar começou uma caçada aos guerrilheiros.
b) Em 1971, Lamarca foi capturado pela polícia militar, julgado e condenado à morte por traição à pátria. Ele foi executado em 1972, mas sua história se tornou um símbolo para aqueles que lutavam contra o regime militar no Brasil.
c) Seu nome foi usado por grupos de esquerda e outros opositores do regime como uma espécie de mantra da luta pela liberdade. Em resumo, Carlos Lamarca foi um oficial e guerrilheiro brasileiro
d) Onde ele lutou contra o regime militar no país durante o período de 1964 a 1971, com suas ações, ele chamou a atenção das autoridades e foi capturado e executado, seu nome se tornou um símbolo da esquerda pela a luta da liberdade no Brasil.
0 Comentários